JOHN WESLEY (05/08/15)
uma fámilia que aprendeu a cantar e tem influenciado várias gerações no louvor ao Deus de toda graça. Estamos falando da família do grande Reformador do século 18, JOHN WESLEY. Nós temos alguns hinos, herdados dessa família de louvadores e poetas, que fizeram com que os hinos sejam reconhecidos, e com muita razão, como a “Bíblia cantada”; dada a sua fidelidade à mensagem redentora do Filho de Deus.
Um Hino que nossa Congregação já vem cantando por quase um século em terras de língua portuguesa é o de nº 2 no atual hinário: “De Deus tu és a eleita”, de autoria de Samuel Sebastian Wesley (1810-1876); organista inglês e compositor.
Ele nasceu em Londres e era o filho mais velho do compositor Samuel Wesley e neto de Charles Wesley, também musicista e irmão do Reformador John Wesley. Samuel Wesley teve Sebastian acrescentado ao seu nome em homenagem ao grande compositor Sebastian Bach admirado por seu pai.
A família Wesley, mais tarde, deu origem a Igreja Metodista que mudou completamente a visão que alguns tinham de que igreja era “lugar de santos” e, portanto, só deveria frequentá-la pessoas boas da sociedade, corretas, religiosas, que representassem bem o cristianismo; na verdade era um cristianismo só de aparências.
John Wesley, tio-avô de Samuel Sebastian Wesley, deixou a Igreja oficial da Inglaterra [Anglicana] e começou um novo e abençoado trabalho em sair pelas ruas e buscar os perdidos; prostitutas, alcoólatras, que naquele tempo eram muitos nos becos de Londres. Logo receberam apelidos, tentando estigmatizar o grupo de jovens que se reunia regularmente e ficaram cheios do Espírito Santo, cumprindo a ordem “Ide e anunciai!”.
Inicialmente foram chamados de “clube santo”, e eles eram. Depois, de “Metodistas”, e eram de fato metódicos em tudo; nome que adotaram quando se organizaram em uma nova Ramificação do cristianismo. Mas desde a Igreja Anglicana a família de Wesley já contribuía com a música de louvor; o menino Samuel era um dos cantores da Capela Real. A Catedral na cidade de Exeter mantém um memorial em homenagem ao ilustre compositor. Seus mais conhecidos hinos incluem: “Tu conservarás em perfeita paz, e Lava-me”.
Neste hino (2) há um resumo de toda a História da Igreja. Um projeto de Deus de antes da fundação do mundo físico que conhecemos e habitamos. “Eleitos, em sua graça antes da fundação do mundo, nos predestinou para filhos, segundo o beneplácito da Sua vontade” (Ef 1-3-6).
Deus não predestinou pessoas, pois com a queda de nossos pais TODOS vieram a pecar e foram destituídos da gloria de Deus (Rm 3:23). Deus encerrou a TODOS debaixo da desobediência para com TODOS usar de misericórdia (Rm 6:23; 11:32). Por isso, Jesus declarou que Deus amou o MUNDO (Jo 3:16). Deus “predestinou” antecipadamente que aqueles que viessem a crer em Cristo fossem adotados em sua família (Jo 1:12) para serem conforme à imagem de Seu Filho (Rm 8:29).
O apóstolo Paulo declara que Jesus veio ao mundo buscar e salvar os pecadores, dentre os quais ele era o principal (I Tm 1:15); é neste sentido que passamos a fazer parte da eleição, não porque sejamos pessoas especiais, mas justamente porque nos reconhecemos miseráveis pecadores carentes da sua graça. Jesus disse que não veio buscar os justos, mas os pecadores ao arrependimento (Mt 9:13).
Continuemos como a família WESLEY; nós, filhos e netos, entoando louvores ao Deus maravilhoso que busca os piores dentre os perdidos; pois Ele não faz acepção, mas acolhe pessoas de todas as nações (At 10:34, 35).
Nenhum comentário:
Postar um comentário