quinta-feira, 3 de março de 2016

O ANJO MIGUEL E JESUS SÃO OS MESMO?

 A Bíblia cita o arcanjo Miguel nominalmente em poucos textos, sendo (Daniel 10.13, 21; Daniel 12.1; Judas 1.9 e Apocalipse 12.7). Avaliando o que é dito sobre Miguel, mesmo nestes poucos textos que o citam, e comparando com alguns textos sobre Jesus Cristo, poderemos chegar a nossa conclusão.
Chama-me muito a atenção o texto de Daniel 10.13, que diz: “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.”. Observe que Miguel é citado como “um dos primeiros príncipes”. Isso nos leva a compreender que ele foi criado e que havia outros iguais a ele. Comparando, Jesus não foi criado (João 1.1-3) e não há outro igual a Jesus, Ele é único, Ele é Deus (1 Timóteo 6.14-15), é o Alfa e o Ômega (Apocalipse 22.13). Logo, esse primeiro texto nos indica que o arcanjo Miguel não pode ser Jesus.
Miguel é citado na Bíblia como sendo um arcanjo, que é uma espécie de Anjo-chefe (Judas 1.9) e também citado como sendo príncipe (Daniel 10.13). Essas duas atribuições não se enquadram no que Jesus Cristo é, pois Ele é chamado na Bíblia de Rei dos reis e Senhor dos senhores (Apocalipse 17.14). Estes textos também demostram que Jesus não poderia ser Miguel. O texto de Judas 1.9 nos mostra também algo interessante: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!”. Observe que nessa disputa entre Miguel e o Diabo, Miguel disse a Ele que o Senhor o repreenderia. Sabemos que Jesus Cristo é o Senhor. Se Miguel fosse Jesus, por que razão iria dizer ao diabo que o Senhor o repreenderia, se Jesus é o Senhor? Ele mesmo teria autoridade para repreender o diabo, assim como fez na tentação no deserto (Mateus 4.10). Fica claro que Miguel falava de alguém que está acima dele e que tem o poder de julgar. Logo, Miguel não é Jesus também nesse texto.Assim, fica evidente, que pelas citações bíblicas que temos de Miguel, não podemos afirmar que ele seja Jesus Cristo. São duas pessoas totalmente distintas segundo as análises dos relatos bíblico.
Está claro que um arcanjo é simplesmente um anjo de maior patente. Ele é o líder dos anjos, ou como às vezes se usa, príncipe dos anjos. Porém segue sendo anjo. Ele não é uma criação diferente dos anjos que ele guia. É similar ao título da abelha rainha. A abelha rainha é a rainha das abelhas, mas ninguém pode dizer que não é uma abelha. Esse é o mesmo caso de um arcanjo. Miguel é de fato um dos vários arcanjos. Isto está evidente em Daniel 10: 13 “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia”.Como diz claramente em Daniel 10: 13, Miguel é um dos primeiros (principais) príncipes. Evidentemente existem mais. Miguel compartilha essa posição com outros mais. Jesus de outra forma, não compartilha sua posição com ninguém, ele é o segundo, somente depois de Deus. Filipenses 2: 9-10 “Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”. Quando no versículo anterior diz: “dos que estão no céu”, significa os anjos, incluindo Miguel o arcanjo. Anjos, são seres espirituais que servem a Deus como mensageiros. Isto é o que o termo anjo significa. Mais específico ainda é o fato que Deus envia os anjos a servir àqueles que são herdeiros da salvação.
Hebreus 1: 13, 14 diz: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?” Jesus obviamente herdou a salvação, por isso é referido como o primogênito da morte. para dar vida ao homem, É o primeiro a herdar a salvação prometida. Isto é muito conclusivo com respeito a que, Jesus não é um anjo ou arcanjo.
Hebreus 1: 13 é um dos melhores versículos para se constatar que um anjo não pode ser o Messias. Leia: “E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés?” Está claro, nesse versículo, que Deus nuca disse a nenhum anjo, “Assenta-te à minha destra”, porém disse ao Messias, o Senhor Jesus. Esse versículo é uma citação do Salmo 110: 1-4, onde o rei Davi profetiza o que DEUS dirá ao Messias: “Disse DEUS ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O SENHOR enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos. O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade. Jurou o SENHOR, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque”. Referindo-se a Jesus, o Cristo, Paulo cita o Salmo 110: 1 em Hebreus 1: 13, e o Salmo 110: 4 em Hebreus 7: 17.
Está muito claro que o Messias não pode ser um anjo, porque Deus promete ao Messias, no Salmo 110: 1, que Ele porá seus inimigos por estrado de seus pés, então Paulo diz que Deus nunca disse isso a um anjo: “Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Outro versículo que é muito conclusivo é Hebreus 2: 5 “Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos”. Paulo diz que Deus não sujeitou aos anjos o mundo vindouro (futuro) e segue dizendo nos versículos 6-8: “Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites? Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E o constituíste sobre as obras de tuas mãos; Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas”. Ou seja, diz que Deus sujeitou todas as coisas sob os pés do Filho do Homem, e isso concorda com Filipenses 2: 9, 10 e com Hebreus 1: 1-6. A conclusão a que nos leva esses versículos (6-8), é a de que o Filho do Homem (Jesus), a quem Deus sujeitou o mundo futuro não é um anjo.
1Tessalonicenses 4: 16 “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”OU SEJA, DEPOIS DA VOZ DO ARCANJO (MIGUEL), É JESUS QUEM DESCE DOS CÉUS. AQUI HÁ OUTRA CLARA DISTINÇÃO ENTRE O ARCAJO [MIGUEL] E JESUS, QUEM DESCE DOS CÉUS PARA BUSCAR O SUA IGREJA. MAS A PRINCIPAL PROVA DE QUE JESUS NÃO É MIGUEL ENCONTRA-SE NO LIVRO DE JUDAS, NO VERSO 9, QUE DIZ:
Voz de arcanjo significa autoridade. No mesmo versículo, antes de dizer “com voz de arcanjo” diz que “o mesmo Senhor (Jesus) descerá do céu com alarido”. Essas duas citações significam autoridade. Olhemos um pouco mais de perto. “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus”. É como dizermos hoje em dia, “ele entrou gritando, rugindo como um leão”. Queremos dizer com isso que a pessoa que entrou gritando é um leão real? Claro que não! Nós simplesmente estamos usando uma forma de falar simbólica, de um leão rugindo (porque os leões rugem mui ruidosamente), para poder dizer que esta pessoa entrou gritando muito alto. Neste versículo Paulo está enfatizando o ponto de que Jesus vem com a autoridade de Deus. Jesus vem com voz de comando (alarido), com autoridade similar a que os anjos vieram no Antigo Testamento. Na Bíblia os arcanjos sempre vieram com a autoridade de Deus. Com esse entendimento podemos parafrasear melhor esse versículo da seguinte maneira: “Porque o Senhor, com a autoridade de Deus, virá do céu para intervir em nome de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Disso é o que trata os versículos de 1Tessalonicenses 4: 13-18, sobre a seqüência de eventos na ressurreição. Não é sobre a natureza de Jesus. Se esses versículos forem lidos sem nenhuma idéia preconcebida, você jamais dirá que esses versículos tentam explicar a natureza de Jesus.
Em 1Tessalonicenses 4: 16, o significado é de que a voz do Senhor Jesus será do caráter de um “grito angélico” tendo autoridade sobre a morte...dando ordem que os mortos se levantem..
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído”(Dn.7:13,14)
JESUS É O “FILHO DO HOMEM” (Dn.7:13), IDENTIFICADO COMO AQUELE QUE TEM “TODO O DOMÍNIO, HONRA, REINO, SOBRE TODAS AS LÍNGUAS E NAÇÕES QUE O SERVEM, UM DOMÍNIO ETERNO QUE NÃO PASSARÁ... UM REINO QUE NÃO SERÁ DESTRUÍDO” (v.14); ENQUANTO, EM UM GRITANTE CONTRASTE, MIGUEL É SIMPLESMENTE IDENTIFICADO COMO“UM DOS PRINCIPAIS PRÍNCIPES” (Dn.10:13), QUE AJUDA OS ISRAELITAS (Dn.10:21), E NÃO COMO O “FILHO DO HOMEM” E MUITO MENOS COM TODA A AUTORIDADE DESTE RELATADA ACIMA. OUTRA IMPORTANTE DISTINÇÃO OCORRE QUANDO, EM 2 TESSALONICENSES, PAULO NOS DIZ QUE JESUS DESCERÁ DOS CÉUS DEPOIS DA VOZ DO ARCANJO. ISSO SERIA IMPOSSÍVEL CASO JESUS FOSSE EXATAMENTE O PRÓPRIO ARCANJO, ISTO É, MIGUEL. O autor em Hebreus (1.5-8) indaga: Pois a qual dos anjos disse jamais: “Tu és meu Filho, eu hoje te gerei?” No versículo 6, os anjos adoram o Filho, no versículo 8, o Pai diz acerca do Filho: “ O teu trono, ó Deus é para todo o sempre”. Portanto, o autor de Hebreus coloca Jesus Cristo num nível acima de todos os anjos. Visto que Miguel é um anjo, deduz-se que Miguel não é Jesus Cristo. Em (Jd 9) notamos que o arcanjo Miguel não tinha autoridade e poder em si mesmo, para enfrentar Satanás. Jesus Cristo tem toda autoridade nos céus e na Terra (Mt 28.19). Jesus não precisou apelar para a autoridade de Deus, para repreender o Diabo, porque Ele mesmo é o Senhor, ao passo que Miguel é um anjo do Senhor, uma criatura de Deus. Diante do exposto, Conclui-se que Jesus e o arcanjo Miguel não são a mesma pessoa.

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