terça-feira, 1 de março de 2016

"O QUE SIGNIFICA O BATISMO NAS ÁGUAS?"

O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja. Pouco antes da Sua ascensão, Jesus disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Mateus 28:19-20). Estas instruções especificam que a igreja tem a responsabilidade de ensinar a palavra de Jesus, de fazer discípulos e de batizá-los. Essas coisas devem ser feitas em todos os lugares ("todas as nações") até "à consumação do século." Então, se não por outra razão, o batismo tem importância porque Jesus o ordenou.
O batismo já era praticado antes da fundação da igreja. Os judeus dos tempos antigos batizavam os prosélitos para significar a natureza "purificada" dos convertidos. João Batista usou o batismo para preparar o caminho do Senhor, exigindo que todos, não apenas os gentios, fossem batizados porque todo mundoprecisa de arrependimento. No entanto, o batismo de João, que significa arrependimento, não é o mesmo que o batismo cristão, como visto em Atos 18:24-26 e 19:1-7. O batismo cristão tem um significado mais profundo.
O batismo deve ser feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito – isso é o que o torna "cristão". É através desta ordenança que uma pessoa é admitida na comunhão da igreja. Quando somos salvos, somos "batizados" pelo Espírito no Corpo de Cristo, que é a igreja. Primeiro Coríntios 12:13 diz: "Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito." O batismo pela água é uma "reconstituição" do batismo pelo Espírito.
O batismo cristão é o meio pelo qual uma pessoa faz uma profissão pública de fé e discipulado. Nas águas do batismo, uma pessoa diz, sem usar palavras: "confesso a minha fé em Cristo; Jesus limpou a minha alma do pecado, e agora tenho uma nova vida de santificação".
O batismo cristão ilustra, de forma cênica, a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Ao mesmo tempo, ele também ilustra a nossa morte ao pecado e a vida nova em Cristo. Quando o pecador confessa o Senhor Jesus, ele morre para o pecado (Romanos 6:11) e é elevado a uma nova vida (Colossenses 2:12). Estar submerso na água representa a morte para o pecado, e emergir da água representa a vida santa e purificada que segue a salvação. Romanos 6:4 coloca desta forma: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida."
Em resumo, o batismo é um testemunho exterior da mudança interna na vida de um crente. O batismo cristão é um ato de obediência ao Senhor depois da salvação; embora o batismo seja intimamente associado com a salvação, não é um requisito para ser salvo. A Bíblia mostra em muitos lugares que a ordem dos eventos é que 1) uma pessoa crê no Senhor Jesus e 2) então é batizada. Esta sequência é vista em Atos 2:41: "Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados" (ver também Atos 16: 14-15).Um novo crente em Jesus Cristo deve desejar ser batizado o mais rápido possível. Em Atos 8, Filipe compartilha “as boas novas de Jesus Cristo" para o eunuco etíope, e "seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado?"(Versos 35-36). Imediatamente, eles pararam o carro e Filipe o batizou.
O batismo ilustra a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Em todos os lugares onde o evangelho é pregado, as pessoas devem ser batizadas.
portanto sem o batismo tanto do espirito que é o primeiro batismo não há salvação que vém de cristo na conversão:Muitos dos que praticam o batismo na água hoje dizem que este não é para perdão de pecados e, portanto, não salva, pois uma tal afirmação não seria compatível com a mensagem do Evangelho da graça em que creram, o qual elimina quaisquer “obras de justiça” (Tito 3:5). No entanto não têm nenhum texto bíblico que suporte o que dizem, pois os vários textos da Bíblia, que se referem ao propósito do batismo na água, afirmam claramente que este é “para perdão, ou remissão, de pecados” (Marcos 1:4; Lucas 3:3; Atos 2:38; Atos 22:16) e, portanto, para a salvação (Marcos 16:16). não há contradição uma coisa com coisa com a outra, primeiro se converte e, não conversão, jesus batiza no espirito e, depois confessamos esta salvação no batismo publico. porque a salvação é pessoal.No ato do batismo em águas, o convertido mostra ter morrido para o mundo e renascido para Cristo, para viver agora em “novidade de vida” (Rm 6.4).
As águas do batismo não visam limpar os nossos pecados. O Novo Testamento mostra claramente ser o sangue de Jesus, e não as águas do batismo, o que nos purifica e perdoa. Mediante o sangue de Jesus somos justificados, nossa consciência é purificada e somos redimidos (Rm 5.9; Hb 9.14; 1 Pe 1.18,19).o batismo é mandamento.
De acordo com a Bíblia o batismo em águas é somente para os que já se converteram a Cristo. Jesus ordenou a seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai [fazei discípulos em] todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Observe que a ordem do texto é fazer primeiro discípulos e depois batizar. Em Marcos 16.16, o crer vem antes do batismo. Quando Filipe pregava e em nome de Deus realizava milagres, as pessoas criam e então eram batizadas (At 8.12). Essas pessoas foram batizadas sempre depois de terem crido. Em alguns casos, pessoas receberam o batismo com Espírito Santo antes de serem batizadas em águas, mas está bem claro que o batismo em águas é somente para aqueles que confessam Cristo como Salvador.
Considerando todos esses exemplos, chegamos a conclusão de que não devemos, em hipótese alguma, batizar crianças, pois elas, não tendo ainda chegado à idade da razão, não têm nenhuma capacidade de confessar a Cristo como Salvador.
O batismo em águas deve ser ministrado uma só vez. É nesse sentido que Paulo escreve aos Efésios: “[…] uma só fé; um só batismo” (Ef 4.5).
A fórmula. “[…] batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Há quem confunda a declaração de Pedro em Atos 2.38 com a fórmula citada em Mateus 28.19. As palavras proferidas por Pedro não representam uma fórmula batismal, e sim uma declaração de que as pessoas que reconheciam Jesus como Senhor e Cristo recebiam batismo.
Quem deve se batizado. Todos os que sinceramente se arrependem de seus pecados e recebem a Cristo como Salvador e Senhor são elegíveis para o batismo (At 2.4). O batismo em águas é uma confissão pública de fé em Cristo, por intermédio de atos e palavras, na qual o batizando mostra ter aceitado plenamente as verdades concernentes à encarnação, à morte e à ressurreição de Cristo.
No ato do batismo, o convertido mostra ter morrido para o mundo e renascido para Cristo, vivendo agora em novidade de vida. Concluindo, o batismo em águas, em si, não tem nenhum poder de salvar uma pessoa. Mesmo porque não se batiza alguém para ele ser salvo, e sim porque já é salvo.
Em Marcos 16.16, onde o Senhor Jesus diz: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” o batismo não pode salvar, senão deveria estar escrito na segunda parte desse texto: “quem, porém, não for batizado será condenado”. Mas o batismo é importante. É tanto um ato de obediência como um testemunho daquilo que já aconteceu com uma pessoa. A Bíblia ensina claramente que somos salvos exclusivamente por meio de Jesus Cristo e Sua obra redentora.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16).
• “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Jo 3.36).
• “no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça” (Ef 1.7).
• “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (At 4.12).
• “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 Jo 5.12)...a Palavra de Deus mostra de maneira evidente que somente a fé em Jesus Cristo nos salva.
Paulo escreve aos romanos no capítulo 6.3-4: ”Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte”? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Batiza-se, portanto, alguém que aceitou a Jesus em seu coração, uma pessoa adulta, que tem o testemunho de nova vida com o Espírito Santo, de ser chamado filho de Deus! Quem é batizado testemunha com esse ato que morreu com Cristo, foi sepultado e ressuscitou.
O primeiro aspecto que devemos entender é que é um mandamento, e este implica no reconhecimento de Cristo como Senhor, constituindo-se a identificação externa com sua morte, sepultura e ressurreição. Morte para o pecado e a ressurreição para uma nova vida. Além disso, ao sermos batizados damos testemunho de que somos discípulos de Jesus. "aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou” (1 João 2:6)
Na idade de 30 anos, o Senhor Jesus Cristo desceu as águas do batismo. Esta foi sua primeira experiência ao iniciar sua vida pública. João tentou opor-se ao desejo de Jesus em ser batizado por ele, dizendo: “Eu é que preciso ser batizado por Ti, e Tu vens a mim? Jesus, porém lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.” (Mateus 3:14-15)
Embora o Senhor Jesus não necessitasse passar pelo batismo de arrependimento de João, pois não cometera pecado, nem havia engano em sua boca, fê-lo para nos dar exemplo de obediência.
Em 1 Pedro 2:24 está escrito que cristo nos deu exemplo em tudo para que seguíssemos suas pegadas.
Ao sermos batizados em água, damos um testemunho público, de que todos os nossos pecados foram lavados pelo sangue de Cristo e fomos sepultados em sua morte para andar em novidade. Para chegar a esta experiência, que vem após o arrependimento e a confissão de nossa fé em Cristo, faz-se necessário cumprir vários passos ou requisitos.
A crença antecede ao processo do batismo, ninguém pode ser batizado sem antes crer. Em Marcos 16:16, o Senhor Jesus diz: “O que crer e for batizado”...
A fé da pessoa ao batismo tem a ver com o conhecimento do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário como único caminho para sua redenção. Notemos, no exemplo do etíope, que ele manifesta claramente sua convicção, dizendo: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Entende-se que ao fazer esta afirmação, não só cria em Jesus como tal, mas igualmente em Sua obra na cruz. Jesus carregou sobre seu corpo na cruz toda a maldade do homem, porém isto é confirmado quando cada pessoa que crê nesta obra redentora, desce às águas do batismo.
Em outras palavras, se estabelece a possibilidade de que agora sua relação com Deus seja mais direta. O batismo lhe dá o direito de comunicar-se pessoalmente com seu Senhor e suas orações entram sem impedimentos na presença Divina.
O Espírito Santo vem sobre sua vida
A vinda do Espírito Santo é para revestir cada pessoa em seu homem interior. Gálatas 3:27
A voz de Deus vem ao coração
Toda pessoa que passa pelo batismo em água tem a oportunidade de ouvir o Senhor dizendo: “Tú és meu filho amado e em ti tenho prazer” . Através desta palavra, Deus nos faz entender que, quando descemos às águas do batismo. Ele se regozija imensamente conosco, passando a nos ver como seus filhos. É interessante notar que Jesus recebeu a plenitude do Espírito Santo em sua vida, somente depois de ter sido batizado.
O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse “quem não for batizado será condenado”, mas sim “quem não crer”.
O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lc 23.39 a 43); ele somente creu e nem pôde ser batizado, mas não deixou de ser salvo por isto. O batismo, portanto, não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo, mas alguém que crê deve obedecer à ordenança de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a Deus, o que poderá impedir-lhe de entrar para a vida eterna.
Podemos dizer que o batismo é parte do processo de salvação, mas não que ele em si salve.
CONCLUSÃO
É fundamental sermos batizados, pois como seguidores de Cristo, agimos de acordo com seu próprio exemplo. Ele não foi aspergido com água, mas na realidade foi totalmente submerso. Ele o ordenou e, além disso, porque, guiados pela conduta de Jesus, os apóstolos estenderam seu mandamento neste sentido (Atos 2:37-41). Da mesma forma, afirmamos nossa fé, obedecendo ao mandamento de Jesus.




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