terça-feira, 19 de abril de 2016

"BLASFÊMIA,PECADO IMPERDOÁVEL"

O que é Blasfêmia? é a difamação do nome de um ou mais deuses. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou imprecações, sem a intenção de falar de assuntos sagrados sem reverência. Às vezes a palavra blasfêmia é usada para significar qualquer insulto religioso.Num sentido mais amplo, blasfêmia é a irreverência para algo considerado sagrado ou inviolável. Muitas culturas desaprovam a fala ou a escrita que difama o deus ou deuses da sua religião, e em alguns países onde tal religião é predominante estas restrições podem ter força de lei.
“Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.” (Mateus 12.31).Para compreender bem essa difícil passagem precisamos entender seu contexto. Tudo ocorreu quando Jesus fez a cura de um endemoninhado cego e mudo: “Então, lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, passando o mudo a falar e a ver.” (Mateus 12.22). Essa cura provocou admiração na multidão, que buscava encontrar respostas ao que presenciaram (Mt 12.23) e uma reação negativa por parte dos fariseus, que acusaram Jesus de estar a serviço do Diabo (Mt 12. 24). Jesus é duro com eles e, nesse contexto, declara que a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada nem nesse mundo nem no porvir (Mt 12.32).Mas como entender o que é essa blasfêmia mencionada por Jesus? Tem-se entendido que essa expressão está ligada a um “pecado eterno” e não a um “juízo eterno”. Isso significa que a pessoa que blasfema contra o Espírito Santo não é aquela que de alguma forma fez algo contra Deus, mas tem seu coração arrependido, mas é aquela que, por causa de seu coração duro – à semelhança dos fariseus – não se arrepende de sua atitude contumaz contra o Espírito de Deus. Nesse sentido elas permanecem em um estado de incredulidade tal que não se arrependem e, por isso, não são perdoadas. Assim, não é um único pecado que traz a elas o juízo de condenação de Deus, mas o fato de manterem-se nesse estado de “pecado eterno” sem arrependimento.Algumas pessoas têm dificuldades de entender isso na prática. Será que eu já blasfemei contra o Espírito Santo e não sou salvo? Será que estou debaixo desse pecado imperdoável por tudo que fiz no passado? Será que já cometi esse ato e não terei mais oportunidade de ser agradável aos olhos de Deus, de gozar a salvação e o céu? De forma prática, muito mais fácil do que entender com exatidão o que Jesus quis dizer nessa passagem, é entender que se alguém tem sinais de arrependimento de seus pecados em seu coração, crê em Jesus Cristo como o Salvador, crê no poder de Deus, etc., essa pessoa não pode ter cometido o pecado imperdoável. Sinais de arrependimento, pra mim, são sinais claros de que a pessoa não cometeu esse pecado, o blasfemador não reconhece suas práticas blasfêmas.
Muitos irmãos sinceros, em dado momento de suas vidas, temeu ter cometido o pecado imperdoável contra o Espirito Santo, levando-o a desesperança de salvação, desenvolvendo em suas vidas um tormento psicológico sem fim.
Quantos irmãos pelo estão presos a este pensamento, pois satanás conseguiu incutir em suas mentes, convencendo-as que não há mais perdão por haverem cometido o pecado imperdoável? Quem sabe o irmão irmã, está vivendo agora numa cela fria desta triste masmorra psicológica, acreditando que Deus nunca mais perdoara seus pecados? Alguns ensinam, equivocadamente, que este pecado consiste em questionar sob a ótica de um senso critico, suas práticas, doutrinas e pregações. Outras, entendem que é criticar racionalmente aquele irmão que falava pelo Espirito Santo durante o culto, com linguagens e "profecias", colocando em xeque suas revelações e línguas estranhas. 
Outras por sua vez, ensinam que o adultério e a fornicação, são os pecados imperdoáveis.
Mas a Bíblia Sagrada, que é nossa regra de fé e prática, e infalível palavra de Deus nos esclarece em que consiste este pecado imperdoável. Este tipo de blasfêmia esta mencionada nos evangelhos de Mateus 12.22-32, Marcos 3.20-30 e Lucas 11.14-23.
Pelos contextos destas passagens, logo concluímos que a advertência foi dirigida aos impios fariseus que testemunharam as obras de Cristo e, no entanto, atribuíram os milagres pela operação de belzebu, quando na verdade o Mestre operou pelo poder do Espírito Santo. 
Os milagres de Jesus, eram na verdade, provas irrefutáveis do seu ministério, assim sendo, os escribas e doutores da lei, jamais deveriam ter dúvidas quanto aos milagres. Embora a questão aqui, não era de dúvida, mas sim de rebeldia, desafio irreverente, dureza de coração e falta de temor!
Outra questão de extrema relevância nestas passagens, é a definição pela semântica da palavra BLASFÊMIA, significa “falar mal” ou “falar contra”.
De acordo com os judeus, Jesus deveria ser condenado à morte pela “blasfêmia” que nem blasfêmia era, pois o Senhor Jesus nunca blasfemou , simplesmente porque declarou ser o Filho de Deus! (João 10.31-33), isto é, fazer-se igual a Deus também era uma blasfêmia! (João 10.33).
A grande diferença, porém, encontra-se no evangelho de Marcos 3.28-30; é neste livro, que Jesus nos esclarece especificamente em que consiste cometer este pecado imperdoável:
28 Em verdade vos digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. 29 Mas aquele que blasfemar contra o Espirito Santo não tem perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno. 30 Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo.
Pelo exposto, não é facil um servo de Deus cometer o pecado imperdoável nos dias de hoje - particularmente, acredito que não - pelo contexto bíblico é um tipo de pecado que o crente, isto é, aquele que de fato nasceu de novo, não pode comete-lo, pois o tal é morada do Espirito Santo (I Coríntios 6.19). Jesus nos garante que é impossível um reino se dividir contra si mesmo neste sentido (Marcos 3.24-25), porque não há como subsistir!
a Blasfêmia contra o Espírito Santo é algo muito distante na prática, para um conhecedor do Evangelho, seria o "ato final" da apostasia. Um "fechar o caixão" espiritual.
Não seria fácil como pecados cotidianos, como mentira, ira, ódio, egoísmo.
O texto de Maecos 3.28.3o é bém claro que a blasfémia que jesus se referia que os fariseus havia cometido, era contra as obras que ele fazia naqueles dias, ou seja pecavam contra o espirito que habitava em jesus, Isto, porque diziam: Está possesso de um espírito imundo." não fala de Cristo mas do espirito. A blasfemia aqui, consiste em atribuir a obra do Espirito Santo de Deus (que é quem realmente habitava Cristo) a obra demoniaca. Ou seja, adulterar a natureza da obra do Espirito. O que me faz ver que a blasfemia indicada neste texto não fala de agredir a natureza de Cristo, mas a natureza do Espirito, é o texto de Mateus 12.31-32, onde ele deixa muito claro que pecados contra Cristo e sua pessoa serão perdoados, mas contra a obra do Espirito não podem ser perdoados. 
"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
E,se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas,se alguém falar contra o Espírito Santo,não lhe será perdoado,nem neste século nem no futuro."Mateus 12:31-32
Cristo está ciente da blasfemia que cometeriam contra Ele e sua missão, e aceitava este perdão, personificado em Paulo por exemplo. Mas contra a ação do Espirito Santo, sua Pessoa e sua Santidade, estas não seriam perdoadas. Paulo por exemplo blasfema contra a natureza divina de Cristo, mas não contra suas obras. Como outros fariseus que admitem que ele é profeta, que ele opera realmente milagres, mas que não é O Filho de Deus. Estes não blasfemam contra o espirito.
se o irmão imã está passando por dias tenebrosos com o temor e crença de ter cometido este pecado, saiba, satanás estava lhe enganando este tempo todo, para afasta-lo da presença de Deus, fazendo-o acreditar nesta mentira, mantendo-o nesta prisão espiritual.
O simples fato de você ter a preocupação no coração quanto a isso, é sinal claro e evidente que você nunca pecou contra o Espirito Santo, e nem jamais pecara, 
Você blasfemara sim, contra as forças do mal e hoste da maldade!
Viva o amor de Deus. Jesus nunca desistiu de você; Ele te ama e tem visto e ouvido suas orações, o seu clamor, Alegre o teu coração!
O apóstolo João em sua primeira carta fala sobre pecado para a morte: “Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore. Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte” (I Jo 5.16-17).
Aqui João está falando claramente para os que são da Igreja, para os que conhecem à Cristo. Podemos deduzir que João está falando de blasfêmia consciente contra o Espírito Santo, ou seja, atribuir uma obra do Espírito Santo à Satanás, por pessoas de dentro da Igreja Cristã. Muitas vezes isso é feito por inveja, ou para desacreditar o agir de Deus na vida de um irmão. Por isso nós que temos conhecimento do agir do Espírito Santo, não seremos considerados ignorantes. Neste caso precisamos ter muito cuidado e não ficarmos julgando curas, libertações e conversões de pessoas. Se não temos discernimento de espírito, Inicialmente devemos acreditar que provém de Deus. Se for obra do maligno, a própria obra se denunciará com o tempo. Porque as obras de Satanás não tem duração ante o poder do Espírito Santo. Elas logo se denunciam.
Podemos ter certeza, a blasfêmia contra o Espírito Santo não será levada em conta se for feita por ignorância. Pois Deus não levará em conta o tempo da ignorância quando estamos no mundo(At 17.30).
                                                        Conclusão:
O arrependimento é a condição para recebermos o perdão de Deus. Ele nasce apenas em corações sinceros por obra do Espírito Santo, que convence o pecador do seu erro. ( Jo 16.8-9)
O pecado cometido por aqueles fariseus não se tornou imperdoável porque chamaram a Jesus de endemoninhado (“...palavra contra o Filho do Homem”). Mas, porque resistiram ao Espírito Santo e rejeitaram completamente o único meio de salvação, Jesus.
Este tipo de pecado não se resume a uma palavra, um pensamento ou uma atitude isolada, mas a uma resistência constante, oposição e rejeição à influência do Espírito Santo (“... falar contra o Espírito Santo”). Como salvar alguém que não quer ser salvo?
Um pecador só não poderá ser perdoado, se não houver nele, arrependimento e desejo de salvação. Se tivermos uma postura como a daqueles fariseus, aí sim, temos motivos de sobra para nos preocupar com o pecado imperdoável.

Nenhum comentário: