terça-feira, 3 de novembro de 2015

"DEUS TEM NETO?

 (03/11/15)
NETOS são filhos dos filhos. Uma bênção de Deus! É a continuação da família, é a perpetuação do nome. A palavra neto não aparece nas traduções clássicas da Bíblia; estas, quando se referem a netos é sempre usando a expressão “filhos dos filhos”; uma exceção é I Timóteo 5:4, quando Paulo faz uma alusão a respeito das viúvas. Algumas traduções modernas traduziram “filhos dos filhos” diretamente para netos.A propósito, é bom dizer que Deus não tem netos. Filho de peixe peixinho é, mas filho de crente crentinho não é. O fato de alguém ser filho de crentes, e ser criado dentro de uma boa disciplina cristã, faz dele uma pessoa cheia de princípios, respeitável, uma boa influência na sociedade, o livra de muitos dissabores, de vícios perniciosos; mas isto em si não faz dele um crente; um salvo. Deus não tem netos.Do ponto de vista espiritual ele pode correr o risco de se tornar um “religioso” a ponto de dificultar a usufruir da graça de Deus. O mancebo de qualidade é um exemplo (Lc 18:18-24). Jesus não passava de um bom professor que ele esperava lhe ensinasse o que fazer para herdar a vida eterna. Aprendera tudo errado. Não há nada que o homem possa fazer para ser salvo, a não ser aceitar o favor imerecido.No decorrer do diálogo, apareceu toda a religiosidade do rapaz; demonstrou saber de cor e ser praticante de todos os mandamentos. Hoje vemos alguns se justificando até por coisas mesquinhas como roupa e cabelo, ou porque seja membro de uma conceituada denominação; mas como o jovem da ilustração, o coração pode estar longe de Deus.
Cada jovem deve decidir por si mesmo se quer se tornar filho de Deus: “Mas todos quantos o receberam deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome [Jesus (Jo 1:12)]. Esta decisão parte do reconhecimento de que é pecador e necessita da graça de Deus, pois todos pecaram e destituídos estão da gloria de Deus (Rm 3:23).
Quem não tem filhos e netos, não deve se sentir diminuído, adote um; se não legitimando, adote afetivamente, apoiando espiritual e, se puder, financeiramente; e viva a experiência de ser pai e avô, ainda que não geneticamente; e terá também as plantas de oliveira à roda da tua mesa (Sl 128).

Nenhum comentário: