quinta-feira, 5 de novembro de 2015

"O QUE É UMA CANA TRILHADA BIBLICAMENTE?"

O QUE É UMA CANA TRILHADA? (05/11/15)
RESPOSTA: A CANA MACHUCADA! A Bíblia menciona a cana em várias ocasiões e, certamente, não está falando da ”cana de açúcar” tão conhecida em nossa agricultura, mas desconhecida nas terras Bíblicas. O termo “cana” abrange numerosas plantas canáceas que crescem em lugares úmidos.
Peritos Bíblicos acreditam que as citações Bíblicas se referem a algumas plantas comuns no Egito, na Palestina e na Síria. Esta planta tinha uma haste levantada e terminava numa ampla pluma de flores brancas, atingindo a altura de 2,5 a 5,5 metros.
Isto nos ajuda a entender o fato de terem colocado, [como zombaria], uma cana representando um cetro real, na mão direita de Jesus e, mais tarde, golpearam-no com ela; também usaram de uma “cana” [devido o comprimento] para dar vinho acre a Jesus numa esponja ensopada quando pendurado no madeiro (Mt 27:29; Jo 19:29).
Mas a “cana” também é usada na Bíblia de maneira figurada para representar a instabilidade e fragilidade humana. Quando Israel construiu bosques sagrados como lugar de adoração, Jeová prometeu ferir a Israel como se move a cana nas águas, espalhando-o além do rio (I Rs 14:15); noutra ocasião prometeu que os egípcios se tornariam um bordão de cana para a casa de Israel (Ez 29:6).
Quanto a João Batista, Jesus disse: O que foste ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento? (Mt 11:7). Neste caso não estava em evidência a fragilidade de João; mas alguém firme, estável e reto; e que não sucumbia diante dos “ventos”.
Mas Jesus usa a metáfora da “Cana Machucada” de maneira singular! Como nenhum outro. O profeta Isaias havia profetizado a respeito de Jesus que quando Ele viesse “não esmagaria a cana trilhada, nem apagaria o pavio que fumega” (Is 42:3). Que pena que muitos pregadores ainda não conhecem este Jesus maravilhoso!
Quando Jesus curou, num sábado, o homem que tinha uma das mãos ressequidas os religiosos da sinagoga logo o acusaram por ser o dia de repouso conforme o Mandamento. Jesus então argumentou com eles que se uma ovelha caísse num poço em dia de sábado, salvá-la incluía algum trabalho, contudo, isso não caracterizava violação do sábado, pois era lícito fazer o bem aos sábados; quanto mais vale um homem que uma ovelha, e concluiu citando a profecia de Isaías a seu respeito (Mt 12:9-21).
Nestas palavras de Jesus de que não veio “esmagar a cana trilhada”, há grande esperança de vida para todos os oprimidos, todos que tropeçaram e se encontram em apertos da consciência. Há esperança para o crente desviado, que deixou os caminhos do Senhor e se afundou nestes lamaçais da vida.
Observe uma “cana esmagada”, seja a cana de açúcar ou qualquer outra canácea que quando esmagada fica só um pequeno raminho que a mantém ligada à raiz; qualquer agricultor inabilitado certamente pensará em “tirar fora”, arrancar, consideram até uma limpeza agir assim, pois dificilmente aquela “cana” sobreviverá, e poderá até atrapalhar outras em volta.
Muitos obreiros cristãos pensam da mesma maneira. Não receberam treinamento do Senhor da seara, mas seguem tradições e conceitos humanos e religiosos; mas o importante é que Jesus, o Senhor da Seara, não esmaga a cana trilhada. Ó gloria!
O crente pode estar no estado mais degradante do ser humano, como o pródigo da parábola, mas se ele ainda deseja a presença de Deus, se ele consegue ver esse estado de miserabilidade e quer ser restaurado, então é apenas uma cana trilhada que Jesus não esmaga. É só esperar e confiar no amoroso Salvador e voltará a florescer.

Nenhum comentário: