sábado, 10 de outubro de 2015

LUA EM SANGUE:


O BELÍSSIMO evento astronômico do ultimo dia 27 foi visto em várias partes do globo onde não aconteciam chuvas e céu nublado; mas a notícia da “lua de sangue” deixou a muitos apreensivos. Profetas do “Faraó e de Baal”, que vivem a cata de “sinais” para anunciar o “fim do mundo”, amedrontaram a muitos.
Nosso Deus fornece profecias Bíblicas fidedignas, como fonte segura sobre o futuro, sobre o “fim dos tempos” e a volta de Cristo; nem todas elas são entendidas de momento, algumas profecias foram elucidadas ao observar os acontecimentos ao redor; não é errado conjecturar sobre possíveis acontecimentos, desde que o façamos como o aluno em busca de respostas.
O eclipse do ultimo dia 27 ganhou o apelido de “Lua de Sangue”, devido ao fato da lua ter ficado o mais próximo possível da terra; fenômeno que faz com que a lua pareça maior e mais brilhante, ganhando a coloração avermelhada porque os raios de sol filtrados pela atmosfera da terra atingem a lua com seu espectro avermelhado. O mesmo fenômeno que acontece durante o por do sol; dai o apelido de “Lua de Sangue”.
Ao longo da história muitas crenças foram alimentadas com estes fenômenos, que ganharam força durante a Idade Media, quando a luz da verdade esteve oculta e as pessoas tateavam em busca de respostas. Uma texto fora de contexto acaba alimentando crenças que não se fundamentam Biblicamente.
Algumas delas são: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas” (Lc 21:25). “O sol se escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e os poderes dos céus serão abalados (Mt 24:29). “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes do grande e glorioso dia do Senhor” (At 2:20).
Ninguém deve esperar estes acontecimentos antes do Arrebatamento da Igreja; sobre o arrebatamento alguns sinais estão pontilhados. Mas Jesus avisou-nos que o mundo segue o seu curso normal: “Assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do homem...como nos dias anteriores ao dilúvio comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento até o dia que Noé entrou na arca...e não o perceberam (Mt 24:37-39).
Como se pode notar, nenhum acontecimento extraordinário se dará na primeira fase da 2ª Vinda que é o arrebatamento dos salvos. A vida segue o seu curso normal; os crimes, pecados, anarquia, governos iníquos, incredulidade e falta de amor; apenas se multiplicarão. Mas o arrebatamento terá o fator surpresa: Dois estarão no campo, ou dormindo, um será tirado o outro deixado [será deixado aquele que não está a espera do Rei] (Lc 17:34-36).
Os textos inicialmente citados devem ser entendidos num longo contexto que abrange vários livros, e um deles é apocalipse 6, quando fala da abertura dos selos que se dará durante a segunda fase da Grande Tribulação (3 anos e meio). Quando da abertura do 6º selo o sol se tornará negro, a lua se tornará em sangue, e haverá uma chuva de meteoros (vs 12-17); isto acontecerá porque os conflitos que levarão a Guerra do Armagedom estarão em andamento.
A lua foi feita para marcar o tempo (Sl 104:19). Para governar a noite (Gn 1:16). A lua nova foi dada a Israel para marcar o início de festas solenes, como a páscoa a 14 de Nisã. Estas festas solenes foram observadas por alguns cristãos; estes receberam um conselho corretivo de Paulo desobrigando-os a observar as “luas novas e os sábados cerimoniais” (Cl 2:16, 17).

Nenhum comentário: