sábado, 10 de outubro de 2015


“NOMES FEIOS”, com histórias de vida lindas! Feios em nossa pronúncia de língua portuguesa, isto não quer dizer que sejam feios em seus países de origem.
PRISCILA e ÁQUILA [do latim Águia]. Priscila é nome lindo; mas Áquila não é de boa pronúncia. Este casal de judeus, que se tornaram cristãos pregadores das boas novas de Yeshúa (Jesus), é mencionado por Paulo em sua Iª carta à congregação de Corinto (16:19), cidade onde estavam residindo, depois de terem sido banidos de Roma pelo decreto do imperador Cláudio contra todos os judeus (At 18:1, 2); e em sua casa reunia uma congregação.
Casal versado nas Escrituras, mas diferente de muitos “fervorosos” que dizem “amém” a tudo eles não aceitaram de pronto a pregação de outro judeu cristão, embora pregador eloquente, de nome Apolo, porque carecia de reparos. Humildes, não fizeram a correção de público; mas depois da reunião o chamaram à parte e o instruíram mais pontualmente nos caminhos de Deus (At 18:26). Paulo tinha um carinho especial por este casal, pois arriscaram os seus próprios pescoços a favor de Paulo, merecendo assim, os agradecimentos de toda a congregação (Rm 16:3, 4).
EPÊNETO [louvado, elogiado] Este irmão é saudado como uma das primícias da Ásia em Cristo. É bem provável que fora um dos poucos batizados por Paulo, visto que a família de ESTÉFANAS, batizada por Paulo, é similarmente mencionada como as primícias da Acaia (I Co 1:16).
ANDRÔNICO [conquistando homens] e JÚNIAS. São citados por Paulo nesta saudação como “meus parentes”; embora “parentes”, talvez signifique apenas “patrícios de Paulo”; contudo, o contexto indica que Andrônico talvez tivesse algum parentesco com Paulo. Alguns dizem que era um casal, mas Paulo menciona como “homens notáveis” que haviam se convertido antes dele, e foram seus companheiros de prisão em alguma parte (Rm 16:7).
Dos irmãos AMPLIATO [Ampliado], URBANO [polido, elegante], ESTAQUIS [Espiga], APELES [?] e ARISTÓBULO [Mais Nobre] nada se sabe, mas estão todos mencionados nas saudações finais da carta aos Romanos; e embora de nomes “esquisitos” (na nossa língua) ao serem mencionados por Paulo, com destaque, provavelmente foram obreiros atuantes na Congregação. URBANO talvez tenha pertencido a casa imperial de César; mas todos eram leais.
HERODIÃO, outro nome citado por Paulo como “meu parente”, e que talvez seja apenas um “patrício”; mas pelo destaque recebido, não se descarta que tenha algum parentesco consanguíneo. A família de NARCISO, outro nome lembrado junto a HERODIÃO.
TRIFENA e TRIFOSA [nomes gregos significando Viver em Luxo]. Duas irmãs citadas por Paulo, e que trabalhavam no Senhor, provavelmente eram irmãs carnais; e junto a essas duas é citada outra laboriosa, de nome PÉRSIDA [Persa]. Os que entendem que havia diaconisas na Igreja Primitiva, dizem que elas exerciam esse ministério; mas de algum modo eram obreiras notáveis, ou hospedeiras especiais apoiando missionários.
RUFO [Vermelho] é saudado carinhosamente por Paulo como eleito do Senhor; junto com este, saúda a “sua mãe e que é mãe para mim também”. ASÍNCRITO [Sem comparação], FLEGONTE [Ardente], HERMAS, PATROBAS, FILÓLOGO [Erudição], são outros nomes estranhos a nossa língua, mas eram irmãos notáveis, citados junto a outros nomes mais comuns, como HERMES, JÚLIA, NEREU e OLÍMPIA.
Nomes lembram fatos, histórias, laços familiares; em alguns casos um feito ou milagre de Deus; nomes nem sempre apreciados em nossa língua nativa, talvez porque a pronúncia não soe bem aos ouvidos; contudo, eram nomes notáveis na Primitiva Congregação Cristã. O mais importante, é que ao vencedor será dado um novo nome lá na gloria (Ap 2:17).

Nenhum comentário: