Este blog tem como objetivo, transmitir a leitura e exortação da palavra de DEUS. Bém como a divulgação de outras postagens ligado a propagação do evangelho de cristo jesus,extra denominacional."A Bíblia, como revelação de Deus, não tem a intenção de nos dar todas as informações que pudéssemos desejar nem de resolver todas as questões com as quais a alma humana vive perplexa, mas a de transmitir o suficiente para ser um guia seguro para o porto do descanso eterno"
sábado, 10 de outubro de 2015
DEPRESSÃO.
FALAMOS ontem sobre pessoas depressivas nesta época do ano, e alguns podem pensar que é algo raro de acontecer em meio a tantas “festas”, contudo, existe um vazio na alma humana que só Deus pode preencher.
A pessoa pode morar no lugar mais movimentado da cidade, e ainda assim, sentir-se sozinha, solitária, e nesta época acentuam-se as frustrações, os sonhos não realizados, relacionamentos abalados; decepções sofridas na caminhada.
A isto chamamos de depressão; mal do século. Quase sempre uma deficiência orgânica, psicossomática; em alguns casos, uma investida de satanás tentando enfraquecer nossa confiança na proteção divina.
Não se sinta abandonado (a). Elias, um grande servo de Deus (I Rs 19), diante das ameaças de Jezabel, que prometia matá-lo, revelou profundo estado depressivo.
Após ouvir atentamente as queixas de Elias, Deus o encorajou, e através de um anjo proveu alimento e água para o profeta, e em seguida deu-lhe um sono reparador, trazendo alívio para a sua alma abatida. O bem-estar físico e psíquico de Elias era fundamental.
Deus tirou Elias do deserto conduzindo-o a Horebe, cerca de 300 km de Berseba. Elias precisava de tempo e de um novo ambiente para reconsiderar sua vida sob um novo ponto de vista. É imprescindível ao deprimido, mudar de ambiente, modificar sua rotina, descobrir novas razões de viver.
Talvez esconder-se numa caverna [fugas] não seja o local mais adequado para Deus revelar-se a alguém, todavia, Deus penetra na mais profunda “caverna”, nas situações mais adversas de nossa vida. O profeta saiu daquele lugar com uma nova visão acerca do seu Deus.
O vento, o terremoto e o fogo, fora uma demonstração da suficiência do poder de Deus; mas foi a voz mansa e suave que lhe transmitiu o grande amor de Deus e a paz interior tão desejada.
Deus é Soberano e nada ocorre sem que Ele saiba, conforme confessou o poderoso Nabucodonosor rei da Babilônia (Dn 4:34-37). O crente que confia na soberania de Deus, mesmo nos momentos difíceis, como os vividos por Elias, não se deixa vencer pela depressão; pela angústia profunda. Deus não havia abandonado seu profeta; e não pense que Elias era melhor que nós, a Bíblia diz que era homem sujeito a mesmas paixões (Tg 5:17).
Surgem situações no dia-a-dia que parecem insolúveis, e a única solução será através do jejum e oração, armas espirituais poderosas para trazer alívio e cura completa a corações abatidos. Mas evite os arroubos religiosos.
Muitos sem entendimento, baseados num fanatismo religioso, enxergam perturbação espiritual em todo depressivo; e ai, proferem orações tempestivas, carregadas de expulsão de demônios, deixando o deprimido mais deprimido ainda.
Este é o momento e situações, para orações cheias de paz, de gratidão; meditação num texto Bíblico que fale de amor; de esperança no agitado mar da vida. Orações silenciosas, embargadas pelas lágrimas, às vezes cheias de reclamos, desabafando com Deus; mas em murmuração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário