sábado, 10 de outubro de 2015


VASOS QUEBRADOS! Fairy Gardens são pequenos jardins criados com vasos quebrados. Quem já viu um desses sabe quão encantadores são. A maioria deles são vasos quebrados por acidentes e a criatividade das pessoas que sabem aproveitar de tudo e dar nova vida às coisas aparentemente perdidas, fizeram destes “cacos” belos jardins numa espécie de cascata, além do colorido variado, também a maneira encantadora em que ficam expostos.
De acordo com os criadores desses pequenos jardins, para remodelar os vasos quebrados, basta deixa-los de molho em água por algumas horas e com habilidade, usando ferramentas de artesanato, logo estarão formadas belas escadas ajardinadas.
Muito conhecida também àquela ilustração do indiano que levava dois potes aos ombros, pendurados em cada ponta de uma vara; mas um deles tinha uma pequena rachadura, e enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade.
Depois de anos entregando um pote e meio de água; o pote perfeito se orgulhava de suas realizações, enquanto o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição e; humilhado por aquela situação de não cumprir sua tarefa, disse ao homem: Quero lhe pedir desculpas, estou envergonhado do meu defeito.
Mas o homem respondeu com compaixão, e disse-lhe: Quando retornarmos a casa do senhor quero que observe quantas flores há pelo caminho e em volta dele; pois por dois anos graças a você, “pote rachado”, pude colher lindas flores para ornamentar a mesa do meu senhor. Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter essa beleza enfeitando a sua casa.
Lições preciosas que bem podem ser aplicadas à vida cristã! Espiritualmente falando, “Vasos quebrados” não precisam sentir-se humilhados e envergonhados. Mesmo nessa condição, como cacos imprestáveis, o Grande Artesão que é Deus, pode transforma-los em belos jardins.
No segundo caso, os potes perfeitos [existem?] não devem menosprezar os “potes rachados”. Na caminhada da fé muitos “potes rachados” permanecem na humildade, e podem ser usados por Deus; e muitas “flores” que enfeitam a mesa do Senhor são colhidas ao longo do caminho, vales e encostas, através desses “potes rachados”, que persistem em servir ao Senhor, apesar de sua “rachadura”.
conheço um caro servo de DEUS que por alguns anos foi como um “vaso quebrado”; mas ao longo da caminhada ele aguou muitas plantinhas que vieram embelezar a “Casa do Senhor”, pois embora se achasse como “um vaso quebrado”, não deixava de falar do Deus que Ele conhecia, e por fim, ele foi feito um vaso novo. É isto que Deus quer fazer.
Em Sua misericórdia, manifestada em Cristo Jesus, Ele usa de “vasos quebrados e potes rachados”, por isso não menosprezemos qualquer deles. Através do profeta Jeremias, e depois de fazê-lo descer a casa do oleiro e mostrar o vaso que se quebrou enquanto tentava aperfeiçoa-lo sobre as rodas; Deus faz uma proposta ainda melhor:
“Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? Diz Jeová. Eis que como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel” (Jr 18). Tem um belo hino que diz: Quero ser um vaso de bênção, Sim, um vaso escolhido por Deus e; nós temos o hino “Tu és o Oleiro”. Não menosprezemos “vasos quebrados e potes rachados”, Deus os usa mesmo assim; e no Seu tempo, quando se deixarem ser moldados inteiramente pelo Grande Oleiro, Ele os fará vasos novos.

Nenhum comentário: